sábado, 9 de julho de 2011

Avaliação dos Deputados Estaduais de Cascavel em queda livre

A passagem da CPI dos Leitos do SUS por Cascavel me obriga a fazer uma avaliação prévia da atuação de nossos representantes na Assembléia Legislativa do Paraná.

Primeiramente é preciso lembrar o papel do Deputado: legislar e neste quesito a lei mais importante é a aprovação do Orçamento Estadual; e fiscalizar prioritariamente a execução orçamentária.

Vejamos o caso do nosso querido HUOP. Em 2010 atendeu 66.412 pacientes de toda região, sendo que 49.791 são de Cascavel. Apesar disso, há uma carência enorme de leitos, de estrutura material, bem como de servidores, oque só faz aumentar mais a fila de espera por atendimento.

O Reitor da Unioeste nomeou uma Comissão composta pela Direção do HUOP e membros da comunidade regional para elaborar um Plano Diretor para o hospital.

Esta Comissão endereçou convites a todos os Deputados Estaduais e Federais da região, bem como os Senadores. Com isso estamos querendo mostrar as dificuldades e virtudes de nosso hospital e pedir apoio para os projetos de ampliação e melhoria da qualidade dos serviços prestados a todos nós.

Dos Deputados Federais e Senadores, queremos apoio junto a Ministério da Saúde, para a construção e abertura de 180 novos leitos de internação, no valor de 9.000.000,00 e um Centro Obstétrico no valor de 4.500.000,00.

No caso dos Deputados Estaduais, queremos apoio para contratação dos servidores para a abertura de 07 leitos de UTI e 13 leitos de internação, pois estes leitos e os equipamentos já estão  disponíveis desde o inicio do ano. E liberação da Emenda parlamentar no valor de 5 milhões para custeio, sem a qual haverá dificuldade no final do ano.

Pois bem, passamos a nossa avaliação

Os Deputados José Lemos e Andre Bueno, já nos visitaram e se colocaram a inteira disposição para ajudar em tudo que for possível para ajudar a superar estas dificuldades. O Deputado Lemos inclusive, fez chegar até as mãos da nossa Ministra da Casa Civil, Gleise Hoffman o nosso pedido de recursos junto ao Governo Federal.

Por outro lado, Paranhos e Adelino prestaram um desserviço a Cascavel ao tentar denegrir a imagem não só do HUOP, mas principalmente da Direção e servidores que lá trabalham diariamente por todos nós, dependentes do SUS.

Demonstraram profundo desconhecimento do que venha a ser um Hospital Escola com caráter Assistencial. " . . . Além disso, os deputados da CPI constataram que em outros locais onde deveria haver leitos com pacientes, os espaços estão sem destinação específica ou foram transformados em salas de reuniões"(Jornal O Paraná). Ignoram os nobres Deputados, o fato de que ao ser transformado em Universitário, para abrigar o sonho de Cascavel ter um curso de medicina, o HUOP teve que transforma leitos do antigo Hospital Regional, em salas de aula.

"Em uma das salas do HU, os integrantes da CPI encontraram macas, cadeiras de rodas, estufas e outros equipamentos sucateados ou aguardando conserto. (Jornal O Paraná). Por ter nomeado uma pessoa para investigar as irregularidades e agir como araponga, no HUOP ao invés de falar com a Direção, não ficou sabendo que estes materiais já tem destinação a hospitais da região conforme deliberação co Conselho Universitário, pois houve recentemente a substituição por equipamentos novos.

Não vieram ao Hospital, como fizeram os Deputados José Lemos e André Bueno, para  ajudar  resolver as nossas dificuldades. "Segundo o presidente da CPI, deputado Leonaldo Paranhos (PSC), o hospital tem 33 leitos vagos reservados e há pacientes na espera por internação, além de obras inacabadas"(Jornal O Paraná). Se quisessem ajudar mesmo, deveriam fazer os esforços necessários para garantir a liberação dos servidores prometidos em março pelo Secretário de Estado da Saúde, mas que ainda não chegaram ao hospital.

Numa clara disposição de desmoralizar a Direção do HUOP e da Unioeste  " . . .  A CPI dos Leitos do SUS. . . detectou graves problemas de gestão administrativa no Hospital Universitário da cidade"(Jornal O Paraná). Sinto muito informar os nobres Deputados que a governabilidade da direção do HUOP se limita administrativa e orçamentariamente aos ditames da lei.

Logo, dispor de mais servidores só é possível com autorização do Governo do Estado. Obter mais recursos, para reformas, ampliação e custeio, só é possível por lei, e está é da vossa inteira responsabilidade Senhor Deputado Estadual.

O problema da falta de leitos para o SUS, não só no Paraná, mas em todo país, é de gestão sim, mas não dos hospitais conveniados e públicos. É a falta de regulamentação da Emenda 29 que pendente, desobriga a União e os governos estaduais a investirem um percentual orçamentário mínimo, sobrecarregando as prefeituras municipais e prejudicando a vida e saúde dos usuários do SUS.

Para finalizar uma boa notícia. Estamos comemorando o parecer da Comissão de Certificação do Ministério da Saúde e da Educação, dando  certificação ao Hospital Universitário do Oeste do Paraná - UNIOESTE, como Hospital de Ensino(Of. 280/2011 de 15/06/2011).

No referido relatório afirmam as Servidoras Federais que . . . "a intenção em melhorar a estrutura física . . . é comprovada, pois o hospital esta em obras"
"Houve uma qualificação evidente da Diretoria e enorme vontade política e técnica de novas medidas administrativas e assistenciais com objetivo de atingir níveis de qualidade superior". Portanto, a Direção está no caminho certo, segundo o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação. Apesar de opinião da CPI.

Peço desculpa aos desacostumados com a franqueza, mas Cascavel elegeu quatro Deputados Estaduais, dois deles precisam nos ajudar também, pois pra isso foram eleitos.

3 comentários:

  1. Cumprimentos pela avaliação. Vamos continuar acompanhando!

    ResponderExcluir
  2. Poxa Laerson,
    pare de excluir os comentários que vc não gosta do blog... q democracia é essa???

    vou postar de novo... e dessa vez responda ao invés de apagar!

    Enesimo disse...

    Santa Mãe de Deus! Quanta cegueira ideológica. Faltou explicar porque a denúncia das calotas cranianas (guaradas em local inadequado) foram feitas pela Vigilância Sanitária. Faltou explicar, senhor sindicalista, porque a empresa que contrata médicos terceirizados pertence ao seu amigo e diretor do HU. Faltou explicar porque os pacientes (SERES HUMANOS) ficam nos corredores enquanto leitos foram transformados em salas de reunião. Faltou explicar que 15 mil horas extras em 30 dias é denúncia do Tribunal de Contas do Estado. Faltou explicar muita coisa que sua cegueira ideológica não lhe permite ver. Uma pena. Explique às famílias as mortes das pessoas que não receberam atendimento. Pode fazer isso?
    Enésimo Genoíno Santana
    Professor universiário aposentado
    Auditor do TC
    21 de outubro de 2011 04:43

    ResponderExcluir
  3. NÃO APAGUE ESSE E-MAIL LAERSON... RESPONDA SE PUDER!!!

    Acho que seria mais coerente que os apoiadores mostrassem os feitos da Reitoria em benefício ao HUOP. É fato que isto é um problema nacional, no entanto, a Reitoria nada pode fazer para minimizar esta triste realidade?
    Se proscede o fato de o deputado Paranhos ter tentado inserir cabos eleitorais no HUOP (e não dúvido disso, embora não haja provas) pq não falar dos mtoos cabos eleitorais que DAVI e companhia colocaram no HUOP e vão a público dizer q a Reitoria não tem parte no caos que está o Hospital?

    ESTE É MAIS UM CAPÍTULO DE UMA VERGONHA CAMPANHA DE AUTO-JUSTIFICAÇÃO DO CANDIDATO DAVI QUE NÃO QUER ASSUMIR A PARTE QUE LHE CABE NESTA VERGONHOSA ADMINISTRAÇÃO - INTERVENTORIA!

    ResponderExcluir