terça-feira, 12 de julho de 2011

"Não quero que o Primeiro Emprego de meu filho, seja o último"

O drama vivido pela Sra. Leonir Maria Remonti Chaves, expressado em epígrafe, não deve ser ignorado por todos nós que defendemos a dignidade das pessoas que vivem do trabalho.

AUGUSTO CHAVES DA SILVA, seu filho de 18 anos de idade, arrumou seu primeiro emprego no Frigorífico da COOPAVEL em 10/02/2011.


Um mês depois já apresentava os primeiros sintomas, que aparentemente foram ignorados pela empresa. Foi demitido ilegalmente, pois está doente, em maio último. Neste ambiente de trabalho veio a desenvolver uma patologia vascular,  desencadeada pela temperatura muito baixa do ambiente, que o mantém hoje acamado em casa, com os pés necrosados (foto) e a espera de uma vaga do SUS para  realizar uma cirurgia de amputação nos membros inferiores.   

Em 03 de julho esta situação, veio ao conhecimento da AP-LER e inicialmente oficiamos a PRT, conforme oficio postado em 05/07/2011, com objetivo de impedir esta conduta a nosso ver ilegal e desumana da referida empresa.

Ato contínuo buscamos a Secretaria de Saúde de Cascavel e lá fomos atendidos pelo Secretario Ildemar Canto.  Prontamente foi disponibilizado os medicamentos para o tratamento, uma vez que a família não tem renda e a medicação custa em torno de R$ 300,00 por mês. Além disso, o Secretario preencheu o Padrão de Quesitos, para a solicitação de Auxílio-Doença junto ao INSS.

A AP-LER emitiu a CAT - Comunicação de Acidente de Trabalho no dia 11/07/2011 e a perícia foi antecipada para dia quinta-feira (14/07) às 14:00 horas, dada a gravidade da situação.

Amigos e familiares solidários a este drama estão dando todo apoio necessário o que ameniza o sofrimento desta família. 

Além disso, estamos acompanhando e aguardando pra esta semana a abertura do leito para a internação e realização do procedimento cirúrgico no HUOP, pois o sofrimento físico causado por esta situação é agravado muito pela demora, espera e incerteza quanto ao sucesso do tratamento da doença.

O trabalho não deve ser fonte de sofrimento, mas meio de satisfação e realização profissional. Augusto Chaves da Silva é mais uma vitima deste processo que consome vida e saúde de seres humanos para multiplicar os lucros e a ganância empresarial.

  



8 comentários:

  1. 1. Que o Augusto tenha o tratamento necessário e sofra os menores danos possíveis;
    2. O trabalho sério da A AP-LER resulta na credibilidade que percebemos diante das providências tomadas no caso;
    3. Só a organização dos trabalhadores pode ser eficiente na luta contra a superexploração no trabalho.

    ResponderExcluir
  2. simplismente um descaso uma empresa como essa deixar um funcionario chegar nessa situação.
    Espero que ele tenha seus direitos respeitados.

    ResponderExcluir
  3. No dia 04 de agosto, o Augusto foi informado que seu requerimento de Auxilio Doênça foi atendido pelo INSS. A partir desta data,ele receberá da Previdencia Social até o término do tratamento. Como o prognóstico é muito desfavorável, provavelmente resulotaará em uma aposentadoria por invalidez.

    ResponderExcluir
  4. Em 18 de agosto o Augusto foi levado a Curitiba para ser avaliado no Hospital Evangélico. Infelizmente foi confirmado a necessidade de amputação nos membros inferiores. Porém como isso deve ser feito progressivamente, foi reencaminhado para Cascavel. Hoje a tarde teremos uma reunião com o chefe da Regional de Saúde, Sr. Miroslau Bailak para tratar do assunto, dada a urgência e gravidade.

    ResponderExcluir
  5. A chefia da Regional de Saúde nos informou que Augusto deve comparecer nesta segunda-feira no Ambulatório do HU, ás 09:00 horas para apresentar os laudos emitidos pela equipe do Hospital Evangélico de Curitiba e reiniciar o tratamento e amputação parcial dos membros inferiores.

    ResponderExcluir
  6. Segunda-feira (29/08)Augusto foi atendido no ambulatório do HU em Cascavel. Infelizmente, o tratamento ainda não foi iniciado, apesar da gravidade da situação. Foi reencaminhado para atendimento no CISOP, hoje (30/08).

    ResponderExcluir
  7. Terça-feira (30/08) Augusto Chaves foi atendido no CISOP. A partir de hoje será avaliando semanalmente pelo Dr. Guliano que atende no CISOP e também no HUOP. Depois de tantas idas e vindas: da UBS ao PAC; do PAC ao HUOP; deste para o Hospital Evangélico em Curitiba; daí novamente ao HUOP e finalmente ao CISOP. A família está mais tranqüilizada com esta conduta adotada. Esperamos uma boa evolução e melhora.

    ResponderExcluir
  8. Hoje (06/0/2012) recebi o irmão do Augusto relatando que o médico assistente foi embora de Cascavel. Foi providenciado o encaminhamento e urgenciado um novo profissional para a continuidade do tratamento. Que está sendo êxitoso, uma vez que as dores dimnuiram muito em relação ao inicio do tratamento.

    ResponderExcluir