terça-feira, 24 de março de 2015

GLOBOAVES: Será mesmo um acidente de trabalho?

Acidente na GLOBOAVES de Cascavel fere, cerca de 300 pessoas segundo médico do SIATE, nesta tarde (23), devido ao vazamento de gás amônia. Aproximadamente 50 pessoas foram encaminhadas para atendimento nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e hospitais de Cascavel.

Alguns funcionários informaram que um cano de gás se rompeu ao ser reparado. O tenente do corpo de bombeiros disse que isso será verificado, mas a princípio foi constatado que uma válvula foi aberta por um trabalhador. Como pode um reparo ser efetuado durante a jornada de trabalho? O vazamento ocorreu durante a reforma de ampliação da área industrial do frigorífico, conforme a empresa. A amônia é usada para fazer o resfriamento das câmaras frigoríficas.
Não é a primeira vez que isso acontece, pois no dia 24 de fevereiro deste ano pelo menos 10 pessoas foram encaminhadas as UPA's, vitimas de intoxicação com amônia. Segundo assessoria de imprensa da Globoaves, a época disse que o vazamento ocorreu durante uma reforma e ampliação e foi rapidamente contido. 
Se não fosse o bastante, hoje(24/03) novamente mais 19 trabalhadores da Globoaves são encaminhados a rede de atenção hospitalar. Todas vitimas de intoxicação com amônia.
NÃO É ACIDENTE!
Quando um mesmo evento acontece no mês de janeiro, repete-se em fevereiro com 10 vitimas encaminhas aos hospitais. Novamente acontece no dia 23 de março agora com 200 vitimas, sendo 50 delas internadas. E novamente se repete hoje(24/03) com amais 19 vitimas internadas além das que receberam cuidados no interior da empresa . . . isso não pode nunca na vida ser acidente!
É preciso que esta empresa seja interditada imediatamente, para que sejam efetuadas as medidas de proteção a saúde das pessoas que vivem do trabalho no interior da fábrica.
Segundo a obra de René Mendes no seu livro Patologia do Trabalho:
"Caracterização e Uso
A amônia é um gás incolor utilizado na refinação do petróleo; na indústria do látex; na produção de fertilizantes, ácído nítrico, explosivos e plásticos e em heliografia . . . também como agente refrigeração . . .
Efeitos sobre a Saúde 
É um forte irritante de olhos, pele e membranas mucosas. Exposições a níveis de 2.500 a 6.500 ppm produzem irritação corneana grave, dispnéia, bronco-espasmo, dor torácica, edema pulmonar e podem ser fatais . . . há relatos de casos que evoluíram com hiper-reatividade brônquica/asma após exposições macicas . . . o contato com a pele pode produzir queimaduras de 1/ e 2/ graus que se extensas podem ser fatais.
Portanto os efeitos sobre a saúde dos trabalhadores deste frigorífico da Globoaves em Cascavel podem ser muito graves. É necessário a imediata intervenção desta unidade industrial até que sejam realizadas as reformas que protejam a saúde dos trabalhadores.
Além disso, é preciso que seja emitido a CAT - Comunicação de Acidente de Trabalho à todos os operários que estavam na fábrica nos dias em que ocorreram estes acidentes. Pois os agravos a saúde podem se manifestar de forma mais importante oportunamente e isso garante a segurança das vitimas da Globoaves.
A AP-LER está atuando na proteção da saúde dos trabalhadores a mais de 8 anos em nossa região e a BRF-Sadia, por conta de uma ACP movida pelo MPT e AP-LER foi condenada recentemente a 10 milhões de multa por descumprimento da legislação de proteção a saúde dos trabalhadores.
A industria de alimentos não pode continuar a descumprir sistematicamente a legislação, neste caso a NR-36 que determina as medidas protetivas a saúde dos trabalhadores no ambiente frigorifico. 
Acidentes são perfeitamente previsíveis e evitáveis quando se tem como prioridade a vida das pessoas que laboram nas fábricas. A ocorrência de quatro acidentes da mesma natureza e causalidade não nos parece mesmo ser Acidente de Trabalho. 

As pessoas que vivem do trabalho nesta seara do agronegócio vive sob o risco cotidiano. ´É acidente em cima de acidente e nada ou muito pouco se faz pra proteger o ser humano que trabalha. Tudo se faz pra garantir a quantidade e qualidade  do alimento, enquanto que as pessoas meros instrumentos de trabalho são descartados ao se tornarem inúteis a exploração da força de trabalho. 
A crise é tamanha que lançam mão de trabalhadores importados, principalmente do Haiti pra suprir a quantidade de pessoas que são descartadas ano a ano na região. 
Até quando iremos assistir a este circo de horrores que dizima a força produtiva da região som o olhar atento e silente das autoridades competentes.

Todo apoio as pessoas que vivem do trabalho nos frigoríficos!

Fotos desta matéria são da CGN.


Nenhum comentário:

Postar um comentário