sexta-feira, 22 de julho de 2011

Restaurante Popular de Cascavel ainda não saiu do papel

Há muito tempo o movimento sindical de Cascavel vem acompanhando com muita tristeza o processo de "implantação" do Restaurante Popular.

O projeto teve aprovação pelo Governo Federal em set/09, mas ainda não saiu do papel, apesar de haver R$ 1.400.000,00 rendendo juros em conta especifica junto a agencia centro da Caixa Federal.

Uma comitiva de sindicalistas que fazem parte do Fórum Sindical de Cascavel, que reúne as entidades representativas dos trabalhadores de Cascavel estiveram em visita a Toledo.


O grupo veio para conhecer a estrutura e o funcionamento da cozinha social, programa compra direta e os 05 restaurantes populares instalados na cidade.

Depois disso, o grupo reuniu-se com o Prefeito de Cascavel Sr. Edgar Bueno no dia 31/05/11 para tratar do assunto.

A expectativa dos sindicalistas concentra-se em duas frentes distintas; uma delas de ser parceiro no que for possível para acelerar a implantação do Restaurante Popular, e a outra participar das discussões e estudos para  a viabilização de futuras unidades, a partir da operacionalidade desta primeira.

No dia (22/07) os sindicalistas estiveram reunidos na Caixa Econômica Federal para tratar do assunto. E constatamos que ainda esta faltando a regularização de algumas pendências do projeto.


Segundo a representante da Caixa Econômica Federal, depois de sanadas estas pendências, será imediatamente autorizado o processo licitatório de construção da obra. 

Nós queremos ver está obra pronta para garantir ao mesmo tempo, comida de qualidade a R$ 1,50 aos trabalhadores da cidade e o fortalecimento da  agricultura familiar, fornecedora da matéria prima para fazer estas refeições.

5 comentários:

  1. Fala Laerson, importante a participação do movimento sindical nessas cobranças! Por falar nisso, onde consigo informações sobre o Fórum Sindical de Cascavel?
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Nós estamos reorganizando a nossa entidade representativa,fazendo a filiação das entidades, estabelecendo as nossas prioridades de atuação, como esta do Restaurante, e um projeto de midia sindical. Nossa próxma reunião será dia 29/06/11, as 17:00 horas, no Sindicato dos Bancários de Cascavel. Nossa proóxima ação será um Ato Público no Calçadão da Brasil no dia 1° de agosto. Maiores Informações procure o aulo Morais no SINDEC pelo fone 3225-1514.

    ResponderExcluir
  3. Em debate no programa do Jota Oliveira da Radio Colméia, a secretaria da Assistência Social de Cascavel, afirmou que as "pendências" existentes junto a Caixa Econômica Federal já estão sendo sanadas com o máximo de urgência. Por outro lado, nós reafirmamos o desejo de todos os cascavelenses em inaugurar logo esta obra, para que possamos começar a projetar mais um Restaurante Popular, agora em um dos bairros da cidade.

    ResponderExcluir
  4. Estivemos na CEF em 19/08/11, para saber sobre o andamenteo do processo de liberação da licitação para construir o Restaurante Popular. Nos foi dito que no dia 16/08/2011 foi encaminhado correspondencia a Prefeitura de Cascavel, apontando a existencia de irregularidades no Projeto.Só depois sanadas é que será autorizado o processo de licitação. Trataremos disso, na tarde do dia 22/08/2011 em reunião do Fórum Sindical. Convidamos a OAB Cascavel para participar desta reunião, pois eles manifestaram interesse em participar conosco desta luta.

    ResponderExcluir
  5. No dia 02/09/11, membros do Fórum Sindical de Cascavel, se reuniram com os extencionistas da EMATER, Celso Almeida, Terezinha e José Luiz. Nesta oportunidade, nos foi afirmado que a demanda por alimentos do nosso Restaurante Popular será suprida com a produção da Agricultura Familiar de nossa cidade.

    É muito animador perceber o entusiasmo e dedicação dos servidores públicos da EMATER ao nos relatar os sucessos de suas ações, materializados em projetos maravilhosos de nossa gente sofrida do campo.

    São famílias, agroindústrias, associações, cooperativas gestadas, organizadas e acompanhadas par e passo pelos servidores da EMATER que nos dão a certeza de que com assistência técnica e dedicação e perseverança podemos melhorar a vida de todos nós, trabalhadores do campo e da cidade.

    ResponderExcluir