terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Paraná Urgências é incapaz de transportar paciente para tratamento em Curitiba. Drama na saúde pública do Paraná.


O Conselho Municipal de Saúde de Cascavel foi procurado pela Sra. Sirlei Rodrigues da Silva, mãe da paciente TAINARA JANAINA DA SILVA DOS SANTOS, que está internada na UTI Pediátrica do HUOP desde o último domingo (16/12).

A gravidade do estado de saúde da menor exige que o tratamento seja realizado no Hospital Pequeno Príncipe de Curitiba. Imediatamente após avaliação médica no HUOP, foi solicitado e prontamente disponibilizado leito de UTI do referido Hospital em Curitiba para o inicio do tratamento.

Porém infelizmente, desde domingo permanece a angustia e o desespero da família, pois até agora não foi providenciada a remoção da paciente.

Ao buscarmos explicações para a demora do atendimento, nos deparamos com uma explicação que acaba por nos assustar e entristecer mais ainda.

O Paraná Urgência, responsável pela regulação e transporte de pacientes no estado alega que está faltando servidores, para acompanhar os pacientes nas remoções.

Diante disso, este Conselho de Saúde, encaminhou oficio a Regional de Saúde pedindo urgência no atendimento deste caso, pois a demora no inicio do tratamento adequado pode gerar seqüelas irreversíveis à paciente.

Além disso, comunicamos ao Ministério Público a situação vivida pela pequena Tainara, pois esta falta de servidores, se não regularizada com a maior brevidade possível, certamente continuará a causar sérios riscos à saúde pública de todos nós.

Enquanto o governo do estado gasta rios de dinheiro público para propagandear as suas boas ações. Faltam servidores para promover a remoção dos pacientes pelo estado afora. 

Mais um drama vivido por todos nós que moramos em um dos poucos estados da união que não cumprem a lei que obriga um investimento mínimo de 12% do do orçamento estadual para os gastos com a saúde da população.   

Afinal não nos parece razoável que fiquemos a mercê da incapacidade política de nosso estado em gerenciar adequadamente os recursos humanos necessários ao pronto atendimento de saúde de nossa população.  

Um comentário:

  1. Hoje(19) no final da manhã, a Tainara finalmente foi encaminhada a Curitiba para o inicio do tratamento no Hospital Pequeno Príncipe.
    Graças a disposição de uma profissional médica do HUOP, que merece todos os elogios de nossa parte.
    E pra nós, infelizmente sobra a tarefa de esperar que o estado providencie os médicos para a manutenção deste serviço indispensável a preservação da vida e saúde de todos nós.

    ResponderExcluir