segunda-feira, 1 de agosto de 2011

HU Inaugura leitos, enfim boas noticias para a saúde pública

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), professor Alípio Santos Leal Neto esteve no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) para inaugurações de reformas.


Com a presença dos diretores do hospital, do reitor Alcebíades Luiz Orlando, Deputados Federais Nelson Padovani e Alfredo Kaefer, Deputados Estaduais Andre Bueno, Professor Lemos e Adelino Ribeiro, Prefeito Municipal Edgar Bueno, outras autoridades locais e funcionários do HUOP, o secretário destacou o trabalho sério e competente que vem sendo desenvolvido na Unioeste e destacou a atuação do Hospital Universitário.

“O Hospital Universitário conta com uma administração empenhada e muito séria naquilo que faz. Trata-se de um hospital escola bem qualificado e merecedor de mais investimentos”.

Além disso, o Secretario de Estado, passou um pito naqueles que se esquecem de valorizar do que tem de bom no HUOP. "Gosto de visitar o HUOP, pois apesar de ser um dos hospitais mais mal falados do Paraná, é um dos melhores do país e o único para atender a população do oeste paranaense".

Concordo com o Secretário quando afirmou "Cascavel não valoriza tudo aquilo de bom que o HUOP faz pela nossa gente". Afinal já foram formados quase 400 médicos no hospital e só em 2010 foram prestados 66.412 atendimentos, sendo 75% de moradores da cidade de Cascavel.

Só acrescentaria o fato de que esta imagem negativa do hospital está sendo construída  por algumas pessoas que se dizem lideres e representantes  de todos nós. Porém esquecem-se de nos consultar antes de falar em nosso nome.

Os recursos investidos foram provenientes do governo do Estado do Paraná, de emendas parlamentares, recursos próprios e do Fundo Nacional de Saúde. A F1 disponibiliza 17 leitos destinados exclusivamente ao tratamento de pacientes que são dependentes químicos, sendo crianças e jovens com idade até 17 anos, encaminhada judicialmente. A F2 possui 28 leitos de internação clínica médica e cirúrgica. A G3 contempla uma unidade de internamento com 26 leitos para pacientes ortopédicos e neurológicos de pequena, média e alta complexidade.

Ao finalizar a sua fala, Alípio Santos Leal Neto, lembrou uma das orientações do Governo Beto Richa, "fazer mais com menos e com qualidade". Numa analise comparativa com os demais hospitais universitários do estado isto já vem sendo feito no HUOP, pois é o hospital que recebe menos recursos e tem o menor índice de funcionários por leitos,  e, no entanto é o que apresenta os melhores resultados

A ausência do presidente da CPI dos leitos do SUS, que está se especializando em difamar o hospital que acolhe os usuários do SUS da região, não passou despercebida pelos presentes. Afinal seria uma ótima oportunidade para o nobre deputado fazer um elogio a casa hospitalar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário