quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Em defesa da Democracia e da Moralização do Legislativo

Fórum Sindical de Cascavel 

Mais vereadores nas Câmaras Municipais são sinônimos de mais Democracia. Esta bandeira histórica da classe trabalhadora não pode ser ignorada. Por outro lado, acreditamos, que esta proposta deva se ancorar em uma redução drástica dos gastos com os parlamentos. É muito cargo de confiança, subsídios, salários, etc. 

Talvez uma equipe de servidores concursados (Engenheiro, Arquiteto, Contabilista, Advogado, etc.) a disposição de todos os vereadores e um assessor por vereador, seja uma boa forma de eliminar os privilégios destas representações, o cabide de empregos, o carreirismo político, subsídios, etc.  
Eliminando estes gastos desnecessários é possível sim, gastar-se menos com 21 do que com os atuais 15 vereadores. Com mais economia e mais representantes, aumenta-se a possibilidade de intervenção social nestes espaços de poder local.  

Alargar o conceito pratico de democracia parece ser uma boa pedida, diante de tanta insatisfação da população em relação aos seus “representantes”. Por outro lado, restringi-la só faz aumentar a possibilidade de elitização destes espaços de poder, além de consolidar o carreirismo político e a subserviência ao poder executivo de plantão. 

O Fórum Sindical de Cascavel tomou a decisão de defender a manutenção do número de vereadores máximos permitidos pela atual legislação. Assim fazendo acreditamos estar defendendo a ampliação do espaço democrático decisório de nossa cidade.  

Por outro lado, queremos fazer uma avaliação qualitativa da atual legislatura que a nosso ver está deixando muito a desejar no que se refere à defesa dos interesses coletivos e sociais de nossa cidade.  

É bem verdade que ainda estamos distante de uma consciência política compatível com a nossa realidade, ou seja, de acordo com as ansiedades de mudanças necessárias a nossa sociedade. Por esta razão devemos cada vez mais inserir no seio das discuções as mais diversas representações organizadas, alem dos movimentos sociais, objetivando compartilhar e possibilitando a participarem dos debates, como voz integrante  sem a interferência da classe dominante, enriquecendo as propostas e as alternativas de avanços em prol do desenvolvimento de nossa região.  


Este documento foi aprovado durante a reunião extraordinária do Fórum Sindical de Cascavel, realizada hoje (17/08) na sede do sindicato dos Frentistas de Cascavel, com a presença de 20 entidades sindicais.














Aprovamos também um calendário de reuniões para apresentar e discutir o nosso Manifesto com os vereadores, a OAB, os partidos politicos e organizações sociais e populares de nossa cidade.

Com esta iniciativa democrática, acreditamos estar contribuindo para o fortalecimento do Poder Legislativo que deve ser cada vez mais um instrumento de defesa dos interesses coletivos de nossa sociedade. 

 

Um comentário:

  1. Iniciativa corretíssima. Todo partido ou movimento popular e comunitário que preza a democracia precisa aderir.

    ResponderExcluir