quarta-feira, 17 de abril de 2013

Dia Mundial em Memória as Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho é celebrado em Toledo

Entidades Sindicais, organizações governamentias e da sociedade civil organizada, organizam evento em memória das vitimas de acidentes e doenças do trabalho no dia 27 de abril(sábado) a aprtir das 9 horas da manhã.

A  celebração do dia de 28 de Abril – Dia Mundial em Memória as Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho - surgiu no Canadá, por iniciativa do movimento sindical, como ato de denúncia e protesto contra as mortes e doenças causados pelo trabalho, espalhando-se por diversos países. Esse dia foi escolhido em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, no ano de 1969. 
 
No Brasil a partir de 1988 com a Constituição, a saúde tornou-se direito do cidadão, portanto cabe ao SUS a responsabilidade da saúde do trabalhador e do ambiente de trabalho. 

Em 2008, Toledo junto com os municípios da área de abrangência da 20ª Regional de Saúde, aderiram ao Pacto pela Saúde que compreende um conjunto de compromissos sanitários com prioridades definidas entre as instâncias municipal, estadual e federal. Cabendo aos municípios uma análise e avaliação do cumprimento e das metas assumidas. 

A PARTICIPAÇÃO DOS TRABALHADORES E O CONTROLE SOCIAL

É importante lembrar que a participação dos trabalhadores é vital para a efetivação do SUS. Esses devem, através de seus representantes sindicais e órgãos que os representem atuarem na formulação e acompanhamento das políticas públicas em conjunto com o Estado, de modo a estabelecer necessidades, interesses e controlar a execução destas políticas. 

Para dar visibilidade à importância da Saúde do Trabalhador, façamos a reflexão de que cada um pode contribuir exigindo seus direitos e cumprindo seus deveres como trabalhadores e para homenagear todos os trabalhadores vitimados por morte ou doenças relacionadas ao trabalho, é que várias entidades se reunirão no dia 27 de abril de 2013, em uma CAMINHADA PELA SAÚDE DO TRABALHDOR que iniciará às 9 horas da manhã de sábado na Rua Barão do Rio Branco, esquina com Nossa Sra. do Rocio e terminando no Sindicato dos Bancários sito a Rua Sete de Setembro. 
 
Será entregue um informativo durante o percurso e deve ser lido e guardado para servir de consulta e orientação ao trabalhador. 
 
Uma das organizadoras desta atividade a AP-LER - Associação dos Portadores por Esforços Repetitivos, tem mais de 600 associados em sua maioria operários da unidade local da Sadia de Toledo.
 
Estas vitimas de um processo de trabalho desumano e cruel precisam sim de nossa solidriedade e apoio para continuar vivendo apesar do  sofrimento profundo  causados não só pelas dores crônicas, e o tratamento interminável mas  sobretudo pela invalidez precose para o trabalho e para as mais variadas tarefas da vida cotidiana.

Conclamamos a sociedade a fortalecer as atividades desenvolvidas nesta data e venha para a caminhada usando uma camiseta branca para dar visibilidade a este grave problema vivido por trabalhadores e trabalhadoras de todos os setores produtivos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário