terça-feira, 14 de agosto de 2012

Falta leitos SUS em Hospitais de Cascavel


O Comitê de Urgências/Emergências de Cascavel se reuniu no dia 20/06 para tratar da falta de leitos SUS de internação  em Cascavel.

A motivação convocação foi decidida em reunião conjunta entre o Conselho Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde e ministério Público local. 

A motivação convocação foi decidida em reunião conjunta entre o Conselho Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde e ministério Público local.

A questão a se resolver é o tempo de espera que os pacientes estão aguardando, nas dependências das UPA´s, para poder se internar em leito hospitalar.

Há pacientes que permanecem nas UPA´s por mais de 24:00 horas, tempo máximo permitido. Em alguns casos ficam até 17 dias a espera do tratamento adequado que deve ser feito em ambiente hospitalar e não em enfermaria de estabilização, como é o caso das UPA´s  I e II em Cascavel. 



Ficou decidido entre outras coisas que "será realizado uma avaliação de controle e avaliação em conjunto pelo estado e município, com o acompanhamento de um representante do Conselho Municipal de Saúde de Cascavel".

E setor de Controle e Avaliação de Cascavel, com acompanhamento do Conselho Municipal de Saúde fizeram a verificação da taxa de ocupação de leitos SUS na rede conveniada de Cascavel.

Realizamos nova  reunião do Comitê para avaliar os dados colhidos junto aos hospitais no dia 26/07/12 e constatamos com muita tristeza o fato de que do total dos leitos conveniados ao SUS em Cascavelhá sim muitos leitos vagos e que deveriam estar sendo ocupados pelos pacientes do SUS.


No HUOP há um percentual de 8,5% de vagas nos leitos visitados neste período, mas na rede privada conveniada isso é muito mais grave e revoltante.

No Hospital Santa Catarina e Nossa Senhora da Salete há 23% e 22% de leitos vagos, enquanto que no São Lucas este índice chega a absurdos 52% de vagos.

Estes números assustadores demonstram de forma inequívoca um profundo desrespeito aos usuários do SUS que esperam numa interminável fila de espera  por leitos para tratamento de saúde.


Se há leitos sobrando, então porque não se interna os pacientes que precisam de leitos?

Será que falta recursos financeiros para custear estes tratamentos?

Ou sera que é a recusa dos médicos e hospitais em atender determinados pacientes e enfermidades?

A incapacidade gerencial existente no sistema é insuportável, pois sempre se busca sempre uma desculpa para esta situação caótica e criminosa que as vezes parece culpar o paciente com necessidade de tratamento digno de saúde.

O Conselho Municipal de Saúde de Cascavel deve tratar deste assunto na próxima reunião a ser realizada no dia 20/08/2012 no auditório da Prefeitura Municipal de Cascavel.

2 comentários:

  1. O Conselho aprovou em 20/08/2012 a Resolução 032/2012, determinando como teto máximo o tempo de espera por leito de urgência em 72:00 horas.
    Desde então, estamos conseguindo controlar e garantir a oferta de leitos e não tivemos mais os dissabores de ver usuários do SUS na fila de espera por leitos na média de 8 dias, como de costume.

    ResponderExcluir
  2. Desde a implantação da Resolução 032/2012, a situação melhorou muito para os usuários do SUS de Cascavel.
    Somente algumas Ações Civis Públicas precisaram ser impetradas pelo Ministério Público Estadual, contra o gestor estadual para garantir o direito das pessoas e a eficácia de nossa Resolução.
    O gerenciamento dos leitos hospitalares do SUS em Cascavel, finalmente melhorou graças ao controle social exercido pelos Conselheiros Municipais de Saúde de Cascavel.

    ResponderExcluir