quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Aposentadoria ameaçada pelo Governo


Nos próximos dias, o governo federal e a maioria dos parlamentares podem desferir um duro golpe nos trabalhadores e trabalhadoras com mudanças na legislação previdenciária.  Seria a implantação do Fator 85/95 em substituição ao Fator Previdenciário.


A proposta é simples: aposentadoria integral quando a soma da idade do segurado com seu tempo de contribuição for 85, para mulheres, e 95, para homens. O tempo mínimo de contribuição (30 anos, para mulheres, e 35, para homens) seria mantido.

A mudança valeria só para os trabalhadores da ativa. Para novos trabalhadores, estuda-se a implantação de uma idade mínima para a concessão do benefício, como se prejudicar nossos filhos e as próximas gerações fosse algo aceitável. Mas não é.  

Entenda a proposta do fator 85/95 no quadro abaixo:


Editoria de Arte/Folhapress


Há muitos anos que os sucessivos governos, juntamente com a mídia e o rentistas de plantão, alardeiam um falso déficit da previdência, para tentar justificar mudanças regressivas no regime previdenciário.

O governo federal se nega a cobrar dos empresários os bilhões que estes devem aos cofres da seguridade social. Dócil com os ricos, implacável com os trabalhadores! Recentemente, o governo abriu mão de receitas da previdência ao desonerar a folha de pagamentos, beneficiando grandes empresas.

Fim do fator previdenciário, já!

Desde o governo Fernando Henrique se tornou mais difícil ao trabalhador ter acesso ao direito constitucional de se aposentar. E quando consegue, o chamado fator previdenciário morde uma parte do salário do aposentado.

Hoje, para receber 100% do benefício, um trabalhador precisa ter, no mínimo, 63 anos e meio de idade, além de 35 de contribuição. Já as mulheres precisam ter 61 anos de idade e 33 de contribuição. E a idade exigida para ter direito à aposentadoria integral aumenta com a elevação da expectativa média de vida.


Há anos o movimento sindical se mobiliza para acabar com o fator previdenciário. Por pressão dos trabalhadores, o congresso aprovou projeto acabando com a medida criada por FHC. Mas o ex-presidente Lula vetou o projeto, prejudicando milhões de trabalhadores e trabalhadoras, que tiveram perdas salariais enormes ao se aposenta.

Os trabalhadores devem ter o direito de se aposentar com 100% do benefício ao completar o tempo de contribuição. Por isso, exigimos o fim do fator previdenciário e não aceitamos nenhuma outra exigência de idade mínima para obter a aposentadoria integral. Exigimos, também, a melhoria dos benefícios, com o repasse dos reajustes concedidos às aposentadorias até um salário mínimo para todos aposentados/as e pensionistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário