A Comissão de Acompanhamento de Diálise e Transplante de Órgãos, criada pelo Conselho Municipal de Saúde de Cascavel iniciou os trabalhos no dia 19/01/2012.
Estivemos em uma reunião na Regional de Saúde Cascavel para conhecer o Sistema Nacional de Transplantes - SNT/SUS.
No Paraná temos o Centro Estadual de Transplantes - CET, que é o responsável pela administração da soroteca e fila de espera o transplante de órgãos em nosso estado.
Em Londrina, Maringá e Cascavel estão instalados os COPOTT´s Comissão de Procura de Órgãos e Tecidos para Transplantes. Conhecemos o COPOTT de Cascavel que é responsável por uma área de 2.000.000 de pessoas do oeste e sudoeste.
O COPOTT coordenado pela Sra. Rosimeri Tomé é o mais produtivo do estado, pois foi o que mais captou órgãos em 2012.
O Hospital Nossa Senhora da Salete, reiniciou os transplantes de rins no dia 12/09/2011 e de lá pra cá já foram feitos 17 transplantes. O Hospital que a mais de 25 anos prestava este serviço, teve uma interrupção do serviço por um período de quase um ano, o que frustrou bastante a fila de espera das pessoas que aguardam um rim.
A próxima reunião da Comissão será realizada nas dependências da Renalclim, onde pretendemos conhecer o serviço de Diálise, bem como o processo de coleta e envio de amostras de sangue para a soroteca do CET.
Ainda pretendemos fazer outra reunião no Hospital Salete e só então emitiremos as conclusões de nosso trabalho e disponibilizá-las-emos a nossa população.
Gostaria de dar os parabéns ao Conselho Municipal de Cascavel pela iniciativa de formar esta Comissão. Temos desenvolvido um trabalho de incentivo a doação de órgãos nestes últimos 11 anos e uma das formas que encontramos para facilitar nosso trabalho foi envolver a população através do controle social nestas ações. Veja em http://www.cmsindaiatuba.blogspot.com/2010/09/cidoti-em-acao.html
ResponderExcluirSucesso a todos.
Valdir de Carvalho
Indaiatuba