quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Prefeitura de Cascavel quer "legalizar" descumprimento de lei federal

Anteprojeto 005/2015, de iniciativa do Prefeito Municipal tramita na Câmara de Vereadores de Cascavel, pra alteração do código municipal de saúde. é flagrantemente inconstitucional.

Com a aprovação desta lei, Cascavel espera poder "legalmente" descumprir  a legislação que obriga a notificação compulsória de doenças e agravos a saúde. Deixando a critério da autoridade sanitária local, definir esta lista de acordo com sua interpretação das leis municipais, estaduais e federais sobre o tema.

Conforme a Portaria 1.271 de 6 de junho de 2014, do Ministério da Saúde que definiu a lista nacional de notificações compulsórias de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde pública e privados em todo o território nacional  e dispõem sobre a organização de Vigilância Epidemiológica, sobre o programa de imunizações e normas à notificação compulsória de doenças.

Mais do que não executar com as suas obrigações determinadas da legislação Federal e Estadual, o referido projeto parece que deseja mesmo é diminuir a transparência nos casos de doenças,  epidemias e agravos a saúde de nossa população. Deixando de produzir "indicadores de saúde  negativos" que comprovadamente mostrariam sua incompetência e irresponsabilidade para com a saúde de todos nós cascavelense.


A AP-LER organiza a luta das pessoas vitimadas pelo processo de trabalho em frigoríficos e sabe que a maioria dos agravos a saúde do trabalhador, não são notificados o que contraria a legislação. Agora, querer fazer uma lei pra que se desresponsabilize de suas obrigações sanitárias e de saúde pública já é demais.  

Esconder o alto custo pago pelas pessoas para manter a produtividade e lucratividade do Agronegócio parece ser a prioridade do Prefeito. A vida e a saúde da população que trabalha e aqui mora é o bem maior a se proteger, inclusive com a notificação e produção de indicadores de saúde pra intervir imediatamente  sempre que necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário