domingo, 29 de março de 2015

Cascavel está destruindo suas nascentes de água?

Após denuncias dos moradores da Rua Santa Clara no bairro Pioneiros Catarinenses, preocupados com os danos ambientais, estive no local acompanhado da Professora Rosana Nazzari e acreditamos se tratar de um crime ambiental contra todos nós que moramos em Cascavel.

Podemos verificar, conforme matéria da CTVE que um trator e um caminhão particulares faziam a retirada da terra, ontem eram maquinários da prefeitura que faziam o serviço e ao perceberem a presença eles foram embora.

Parece que a prefeitura já esta tentando canalizar, enterrar e fazer drenagem para "matar" estas nascentes. Antes da degradação era muito diferente segundo moradores . . . ""Aqui era bem diferente, era cheio de eucalipto mas foram tirando, tirando, a gente pegava água mais gelada que da geladeira".

Desmataram tudo e agora jogam entulho em cima das nascentes , vide reportagem da TV TAROBÁ que também este no local, mas a água teimosa aflora como sempre em abundância.

A queixa é principalmente pela água presente em diversos pontos, como se pode ver nas fotos abaixo. 
Eis uma sequencia de fotos de cada ponto em que aflora água no referido terreno da Prefeitura.
Vamos numerar as minas(pontos de afloramento d'água), pois como se trata de área devastada e que apresenta locais com drenagem de pedras e lona, fica difícil saber quantas eram e onde ficavam realmente todas essas minas.

Mina 01

Este é o ponto de afloramento d'água . . .escoa(fotos abaixo) até passar por baixo da rua construída sobre o antigo fluxo de água existente no local.




Mina 02 
Este ponto de afloramento d'água parece ser de uma possível mina que possivelmente existia no local onde agora está sendo aterrado com lixo e ao mesmo tempo retirado terra pela prefeitura e por empresas privadas, como nos mostrou a reportagem da CTVE. 





Mina 03 e 04 
Estas surgem em um ponto que apresenta erosão ao lado do manilhamento, e revela pedras e lonas que devem ter servido para se fazer uma drenagem e canalização no local.  





Mina 5
Esta é a maior de todas, como se pode verificar pela gravação. De fato é revoltante assistir a isso enquanto se discute mundo afora a falta de água.





Mina 06 - Mais um ponto em que água aparece . . . dista dos outros  . . .




Por último pudemos verificar a tentativa de se canalizar a água . . . mas como se pode ver pouco resolveu, pra nossa sorte, pois só assim podemos perceber a tentativa frustrada ao que tudo indica de matar as nascentes aterrar a área e edificar sobre estas nascentes como se nada mais existisse no local do que pedras, entulhos, lixo e terra.



Nenhum comentário:

Postar um comentário