terça-feira, 5 de julho de 2011

COOPAVEL é denunciada a Procuradoria da Republica

Of.03/11                                                                Cascavel, 03 de julho de 2011.



Exma. Sra.
Patricia Mauad
MD Procuradora
PRT – Ofício de Cascavel PR



A Associação de Portadores de Lesões por Esforços Repetitivos (AP-LER) de Cascavel e região, por seu representante legal ao final assinado, vem por meio expor e requerer o que se segue:

AUGUSTO CHAVES DA SILVA, ex-funcionário da COOPAVEL em Cascavel, nos relatou conforme abaixo:

Foi admitido para trabalhar na Sala de Cortes 1, linha verde, setor de corte do peito de frango congelado no dia 10/02/2011. Trata-se da sala de cortes mais antiga no frigorífico.

No dia 11/03/11 foi encaminhado pela enfermaria da empresa ao PAC I, pois não havia médico para atendê-lo junto ao SESMT. Foi diagnosticado J-39-9 (Doença não especifica das vias aéreas), recebeu medicação e atestado de 01 dia.

Em 29/04/2011 “eles queriam que eu trabalhasse com dor e eu não conseguia por calçado . . . falaram pra eu procurar o posto por que eles não tinham médico naquela hora . . . mandaram ir trabalhar, fui e não suportei a dor e voltei à enfermaria e falaram para eu procurar o posto só segunda-feira e eu tava com muita dor, saí e fui direto ao PAC I”. Foi diagnosticado com L 01 (Doenças da pele e tecido subcutâneo), foi medicado e recebeu atestado de 01 dia.

No dia 09/05/2011 foi atendido na UBS da Neva. Foi diagnosticado L 01 (Doenças da pele e tecido subcutâneo), foi medicado e recebeu atestado de 03 dias.

Em 10/05/2011 foi demitido ilegalmente pela COOPAVEL, mesmo tendo apresentado atestando médico no dia anterior e sabidamente em estado grave de doença que o impedia de trabalhar devido às fortes dores nos membros inferiores.

Dia 13/05/2011 foi novamente atendido na mesma UBS, sem diagnóstico firmado, com um encaminhamento a um dermatologista do Ambulatório do HUOP. Alem disso foi medicado e recebeu atestado de 06 dias.

Dia 18/05/2011 foi atendido no ambulatório do HUOP, recebeu uma Declaração de Comparecimento a consulta e foi marcado retorno para 01/06/2011, para avaliar o tratamento prescrito.

Em 22/05/2011 em consulta no PAC I, foi diagnosticado com Z 51-9 (Cuidado médico não especificado), com edema ocasionado por acidente de trabalho a mais ou menos 20 dias. Recebeu medicação e atestado de 5 dias.

No dia 01/06/2011 foi novamente atendido no ambulatório do HUOP, submetido a vários exames e no “Cateterismo foi identificado que as veias dos membros inferiores estavam seladas”, o que impedia o sangue de chegar as suas extremidades.

Foi imediatamente submetido a uma cirurgia para “desligar o nervo da sensibilidade da dor”. Porém, infelizmente ocorreu também o “rompimento do ureter”. Ficou internado por 19 dias. Foi indicada uma cirurgia eletiva, portanto sem data marcada, vez que não é de emergência para amputação. Porém “o médico não disse se é os dedos ou a perna . . . e tem que esperar o tempo esquentar . . . o médico falou que o resto de minha vida não posso mais pegar frio”.

Como se pode verificar pelo relato e documentos acostados, nos parece que se trata de um crime contra a saúde deste operário a conduta do “pseudo” Serviço de Medicina do Trabalho da empresa.

Ademais, a demissão flagrantemente ilegal praticada, só nos faz prova da desumanidade com que a COOPAVEL trata das pessoas que trabalham no seu frigorifico. Preocupa-nos mais ainda, o fato de que esta conduta pode ser a regra e não um caso isolado.

Solicitamos o apoio desta Promotoria para promover às medidas necessárias a apuração destes fatos, bem como para impedir que tais condutas, venham a afetar a vida e saúde de todas as pessoas que vivem do trabalho no interior desta empresa.

Sem mais, agradecemos os préstimos deste ofício e nos colocamos a disposição para mais esclarecimentos.


Laerson Vidal Matias
AP-LER Cascavel
(45) 9972-9622

2 comentários:

  1. hai simm não ter medico nos hospital é moda mas aindai bem que ocorre tudo bem

    ResponderExcluir
  2. coopavel é uma firma de frango ou de fazer defisiente

    ResponderExcluir