terça-feira, 26 de junho de 2012

Saúde Mental: Cascavel cria Fórum Intersetorial Permanente


Conselho Municipal de Saúde de Cascavel, seguindo ao que foi aprovado na última Conferencia Estadual de Saúde, na Deliberação 86, reune a comunidade cascavelense nesta manhã (26), e elege as entidades que integrarão o Fórum Intersetorial Permanente de Saúde Mental de Cascavel


São representantes da Educação, Assistência Social, Segurança Pública, Poder Judiciário, Direitos Humanos, Ministério Público, Cultura, Movimentos Sociais, Instituições de Ensino Superior, Conselhos de Políticas Públicas, Comunidades Terapêuticas entre outros, que irão intensificar os trabalhos voltados ao problema com as drogas, considerado uma ameaça à saúde pública.


De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Laerson Vidal Matias, a criação do Fórum atende a uma das propostas elencadas durante a 10ª Conferência Estadual de Saúde. “Queremos reunir autoridades que tenham responsabilidade de resolver e enfrentar o problema, pois precisamos de uma Política Municipal de Saúde Mental”.




O Fórum foi criado durante a mesa redonda Saúde Mental: desafios da intersetorialidade para o enfrentamento ao uso e abuso de substâncias psicoativas. Compuseram a Mesa: o Promotor Público Dr. Angelo Mazzuchi Santana Ferreira, o Representante do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, o chefe da 10ª Regional de Saúde, Miroslau Bailak, o secretário Municipal de Saúde, Ildemar Marino Canto e o psiquiatra Dr. José Elias Aiex Neto, o Diretor Geral do HUOP, Dr. Allan Cezar Faria Araujo, o Representante do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar,  Dr.Fernando Dias Lima, o Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente,  Sr. Pedro Maria Martendal de Araujo  e o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sr. Laerson Vidal Matias.

Durante o evento foi feito o lançamento do livro Psiquiatria sem Alma, do médico psiquiatra, Dr. José Elias Aiex Neto, que aborda questões bastante pertinentes sobre a saúde mental e o uso abusivo de drogas no tratamento do sofrimento mental.  O livro pode ser adquirido pela internet na estante virtual.

O evento foi organizado pela CSM (Comissão de Acompanhamento da Saúde Mental), pelo Conselho Municipal de Saúde e pela Secretaria Municipal de Saúde.

O reconhecimento de nossas fragilidades diante de um problema de difícil trato, só não nos desanima, por que pudemos reconhecer as muitas possibilidades se somarmos esforços para a solução do problema.

Articular as politicas publicas da Saúde, Educação e Assistência Social, com as ações da Segurança Pública e do Poder Judiciário é um desafio a ser superado pelo nosso Fórum de Saúde Mental, pois somente desta maneira podemos enfrentar as várias dimensões do sofrimento mental de nossa sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário