quinta-feira, 20 de outubro de 2011

CPI dos leitos do SUS, demagogia e interesse eleitoral


A CPI dos leitos do SUS no estado do Paraná esta servindo para dar visibilidade a um problema, que é nacional. A saúde pública está um caos, sem investimento e dependendo do esforço e dedicação de servidores públicos que não medem esforços, mesmo sem o respeito e o reconhecimento que merecem de governos e  população.
                                                        
Em Cascavel a situação é mais grave, por causa da postura irresponsável do Deputado Leonaldo Paranhos, que tem como passatempo, denegrir a imagem de nosso único hospital público, sem falar das ofensas dirigidas ao quadro de servidores da referida casa hospitalar.  

O Secretário de Estado da Ciencia e Tecnologia - SETI, coloca os "pingos nos is" demonstrando que os fatos relatados pela CPI, são problemas crônicos da rede estadual de saúde e que não devem ser creditadas tanto a Direção do Hospital, mas muito mais ao abandono do Governo anterior. 
Os ataques tiveram inicio quando o Deputado viu frustrada a sua intenção de nomear cinco (5) de seus cabos eleitorais  para os cargos de direção do HUOP.

Recebeu um passa fora da direção da Unioeste e do HUOP, que não permitiu  o uso político do HUOP, feito na Gestão Liana, Scuissati e que levaram a nossa instituição as paginas policiais e que até hoje permanece em débito com fornecedores de toda a nossa região.

Abaixo apresento e comento alguns dos problemas elencados pela CPI em matéria do Jornal Hoje de 20/10/2011.

Quanto a “superlotação, atendimento nos corredores, e horas extras de servidores”, é preciso reafirmar que o HUOP é o único hospital que atende os pacientes do SUS, independentemente de qualquer coisa. Se não tiver leito, usa o corredor, se faltar funcionário, paga hora extra,  e assim por diante. Logo, caro Deputado, se você quisesse ajudar mesmo a saúde pública, deveria propor a ampliação do nosso HUOP, com a contratação de mais servidores. Isso sim resolveria estes problemas.


Quanto aos “equipamentos, condições sanitárias, estrutura física e mobiliária”, óbvia que a precariedade deve ser combatida com investimentos públicos do governo Estadual para os investimentos necessários a melhoria destas condições de trabalho e atendimento. Aliás, como o Deputado é da base governista, poderia se quisesse ajudar, reivindicar estes recursos que já foram objeto de solicitação por parte da direção do HUOP,  inúmeras vezes nos últimos anos. Afinal, o orçamento do HUOP é determinado pelo Governo e aprovado pelos Deputados. 

“Foram encontradas calotas cranianas no HUOP”, ainda bem, pois assim podemos afirmar que os futuros médicos lá formados estão estudando o corpo humano. Ademais, encontrar “leitos transformados em salas de aula”, só confirmam, caro  Deputado, que o HUOP é também local de estudos e como tal deve ser considerado.

No caso da “terceirização da mão de obra médica”, vale dizer que até hoje o estado ainda não realizou concurso público para a contratação de 530 médicos, que são necessários para manter o funcionamento do HUOP. Existem atualmente, somente 11 médicos concursados. Pergunto, qual alternativa é deixada a atual direção do HUOP para manter o HUOP funcionando? Óbvio meu caro Deputado, é a terceirização! Proponha então a realização de concurso público para a contratação de médicos. Assim você pode parar de criticar quem não merece e cobrar do Governo do estado, a solução deste problema crônico do HUOP. 

O Chefe da Regional de Saúde, Dr. Miroslau Bailak atesta a validade de tais contratações e afirma que o referido relatório, apresenta alguns erros.

No caso da “Central de Leitos”, a CPI falta com a verdade afirmando está propondo a informatização da Central de Leitos, quando na verdade deveria dar os créditos aos servidores da Regional de Saúde de Cascavel, que iniciaram os estudos, com vistas a sua implantação, ainda em janeiro deste ano.

A Reitoria da Unioeste e a Direção do HUOP optaram por não responder as bobagens ditas pelo Deputado Paranhos, mas nós temos a obrigação de fazê-lo e restabelecer a verdade dos fatos, em defesa da saúde pública do oeste do Paraná.

As eleições para a Reitoria da Unioeste, explicam a postura do presidente da CPI, afinal se o candidato "dele" ganhar as eleições, poderá finalmente empregar os seus cabos eleitorais em cargos da Unioeste e HUOP. 
Triste fim para uma promessa da política local. Atacar a nossa melhor casa hospitalar, atentar contra a dignidade dos seus servidores, bem como a inteligência de todos nós! 

9 comentários:

  1. Lendo este post percebo que, felizmente, ainda existem sindicalistas sérios e sensatos. Ultimamente tenho visto situações que mostram que muitos dos que estão à frente de sindicatos e se dizem a favor dos trabalhadores na verdade não honram suas palavras e sequer respeitam aos colegas servidores.
    Parabéns pelo seu trabalho. A luta continua!

    ResponderExcluir
  2. Isto mesmo Letícia.. muito bem falado. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Santa Mãe de Deus! Quanta cegueira ideológica. Faltou explicar porque a denúncia das calotas cranianas (guaradas em local inadequado) foram feitas pela Vigilância Sanitária. Faltou explicar, senhor sindicalista, porque a empresa que contrata médicos terceirizados pertence ao seu amigo e diretor do HU. Faltou explicar porque os pacientes (SERES HUMANOS) ficam nos corredores enquanto leitos foram transformados em salas de reunião. Faltou explicar que 15 mil horas extras em 30 dias é denúncia do Tribunal de Contas do Estado. Faltou explicar muita coisa que sua cegueira ideológica não lhe permite ver. Uma pena. Explique às famílias as mortes das pessoas que não receberam atendimento. Pode fazer isso?
    Enésimo Genoíno Santana
    Professor universiário aposentado
    Auditor do TC

    ResponderExcluir
  4. Está matéria foi primeiro postado no blog do Laerso Matias (PSOL e cabo eleitoral do candidato da Intervenção, DAVI) e posteriormente postado no blog do candidato já citado.

    Olha que maravilha... é o PSOL mostrando a que veio!!!! Apoiando o candidato da Interventoria!!!

    Acusam o PCdoB de estar trocando o apoio ao Cascá por cargos... Alguns camaradas do PSOL apoia os interventores por que?

    Embora tenha que ressaltar que parece uma prática de alguns militantes da cúpula do PSOL cascavelense, já que os filiados do recém criado PSOL de Toledo parecem não compactuar com tal apoio!

    Acho que seria mais coerente que os apoiadores mostrassem os feitos da Reitoria em benefício ao HUOP. É fato que isto é um problema nacional, no entanto, a Reitoria nada pode fazer para minimizar esta triste realidade?
    Se proscede o fato de o deputado Paranhos ter tentado inserir cabos eleitorais no HUOP (e não dúvido disso, embora não haja provas) pq não falar dos mtoos cabos eleitorais que DAVI e companhia colocaram no HUOP e vão a público dizer q a Reitoria não tem parte no caos que está o Hospital?

    ESTE É MAIS UM CAPÍTULO DE UMA VERGONHA CAMPANHA DE AUTO-JUSTIFICAÇÃO DO CANDIDATO DAVI QUE NÃO QUER ASSUMIR A PARTE QUE LHE CABE NESTA VERGONHOSA ADMINISTRAÇÃO - INTERVENTORIA!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Laerson, pelo texto e pela coerência com os Agentes Universitários, acadêmicos e Professores que utilizam o HUOP. Eu tenho certeza que você não é como aqueles que chegam, vindos de um acordo político, e desembocam num local pra fazer campanha e atacar a tudo e a todos sem conhecimento de nada.

    Como membro da Direção Municipal do PSOL, devo dizer que nossos militantes não convivem sob a prática de um stanilismo, portanto, no caso das Eleições da Unioeste, estão tranquilos para fazerem suas avaliações e escolher seu voto.

    E como acadêmico da Unioeste, não vou colaborar com uma campanha interesseira, de acordões e desmoralizadora. Já quanto aos cargos, a história sempre dá conta de provar. Aliás, o PCdoB já possui em Cascavel cargos na Unioeste em troca de favores ao Cascá.

    ResponderExcluir
  6. A casa caiu em brasilia . . . em breve cairá também no velho oeste.
    A farra das ONG´s "comunistas" os cargos em comissão, etc.
    Quanto a nós . . . só queremos contribuir para desmascarar e eliminar este tipo de gente das hostes de luta da classe trabalhadora.

    ResponderExcluir
  7. o que que o Anderson Tosti está vomintando coerência? Sumiu com o dinheiro da carteirinhas do DCE e ainda usou o dinheiro dos estudantes para financiar onibus para viagem com interesse alheio às necessidades e conhecimentos dos estudantes da unioeste. E que eu saiba nem PSOL de Cascavel nem de Toledo se posicionou (ou sequer discutiu) eleições na unioeste. Se alguém se envolve na eleição é por conta própria. Alem do mais, preocupar-se com uma coisa pequena e irrisória diante da crise e coisa de patifarias como o PCdoB, que são capachos da burguesia nacional e internacional que está levando a cabo políticas contra os trabalhadores e muito distante do dito comunismo que acham que pregam.

    ResponderExcluir
  8. Parabens pela sua militancia na saúde pública Laerson! Temos que lutar pois o governos PT/PCdoB estão privatizando (legalmente) os hospitais universitários brasil afora. E o governo PSDB-PMDB-DEM no Paraná aprovaram, com violencia contra a população, a desresponsabilidade do estado para com a saúde e financiarão OS - especies de ongs - para vender a saúde.

    ResponderExcluir