sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Sadia pagará R$ 1,35 mi por violar leis trabalhistas


Reproduzo abaixo matéria da Radioagência NP, confirmando as péssimas condições de trabalho nos frigorificos do estado do Mato Grosso. Ressaltamos que a unidade de aves de Toledo no Paraná, será inspecionada por ordem judicial, na Ação Civil Pública movida contra a empresa pela AP-LER  e MPT-PR.


Certamente faremos provas não só para multar, mas para modificar estas condições desumanas e indignas de trabalho, para proteger a vida e a saúde dos trabalhadores.



Brasil Foods – fusão entre Sadia e Perdigão – não concedia intervalo de repouso aos trabalhadores que exerciam atividades em locais com baixa temperatura. Inspeções registraram temperaturas de até -3.7ºC.


 A empresa Brasil Foods S/A ­– criada a partir da fusão entre as marcas Sadia e Perdigão – foi condenada a pagar indenização de R$ 1,35 milhão por descumprimento de leis trabalhistas. A sentença foi pronunciada na última sexta-feira (19) após ação civil pública movida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).
Em inspeção pelos frigoríficos instalados no estado do Mato Grosso, o MPT verificou que a empresa não concedia intervalo de repouso aos cerca de 1.250 trabalhadores que exerciam atividades em locais com baixa temperatura. O artigo 253 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) estabelece 20 minutos de pausa a cada 1h40 de trabalho.
No mês de junho, em entrevista a Radioagência NP, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação e Afins (CNTA), Artur Bueno, falou sobre a precariedade das condições de trabalho nos frigoríficos e como isso afeta a saúde.
“Na desossa, esse tipo de trabalho que exige um esforço mais repetitivo, esses trabalhadores depois de cinco anos não têm mais condições de continuar exercendo essa atividade”
A Brasil Foods foi condenada a conceder os intervalos térmicos a todos empregados que trabalham em setores com temperatura inferior a 15ºC. Além disso, fornecer ambiente com temperaturas adequadas para a saúde durante as pausas. Em alguns setores, as inspeções registraram temperaturas de até -3.7ºC.
Os valores da indenização serão destinados para a construção de creches e escolas primárias de educação infantil e para o atendimento da população carente do município de Nova Mutum (MT).
Uma pesquisa divulgada no ano passado pela CNTA revelou que quase 80% daqueles que atuam em frigoríficos de carne bovina do Rio Grande do Sul declararam sentir dores constantes.
De São Paulo, da Radioagência NP, Daniele Silveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário