quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Conselheiros de Saúde, visitam Centro de Diálise de Cascavel

Comissão de Acompanhamento de Diálise e Transplante de Órgãos, criada pelo Conselho Municipal de Saúde de Cascavel, iniciou suas atividades com uma reunião na Regional de Saúde para conhecer o Sistema Nacional de Transplantes - SNT/SUS.

No dia 27/02/2012, estivemos em visita as instalações da RENALCLIN em Cascavel, para conhecermos o serviço de Diálise e de coleta de amostra sanguínea para a realização dos exames necessários à formação da Soroteca do estado.

O exame de tipagem sanguínea é realizado de dois em dois meses, e serve para que os pacientes em fila de espera, possam ser selecionados pela compatibilidade com os órgãos doados ao Centro Estadual de Transplantes do estado.

São atendidos atualmente, 189 pacientes, sendo que somente 10 deles não são do SUS. A estrutura é muito boa e o serviço, além do tratamento dispensado, tem se esforçado para tornar menos doloroso à presença dos pacientes no interior da clinica, durante o tratamento.

Algumas atividades, como salão de cabeleireiros, comemoração de datas festivas, etc., tem promovido a integração da equipe com os pacientes o que tem apresentado bons resultados.

A equipe nos informou que foi realizado com sucesso o 15° transplante de rim em Cascavel, desde que o Hospital Salete reiniciou os trabalhos em setembro de 2011. Vide foto.

Tivemos a oportunidade de conhecer o paciente, que visitava a clinica neste mesmo dia.

Ainda pretendemos fazer outra reunião no Hospital Salete e só então emitiremos as conclusões de nosso trabalho e disponibilizá-las-emos a nossa população.

Parece que a situação está se normalizando e queremos crer que as pessoas devam cada vez mais fazer a opção de doar órgãos.

Doe órgãos e seja um doador de vidas! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário