quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Informativo de Saúde Pública - setembro/2012


Quarta-feira(12/09)

GREVE pode suspender serviços no HUOP


Acompanhamos a manifestação dos servidores técnicos da Unioeste/HUOP em greve reivindicando a implantação imediata do PCCS (Plano de Cargos Carreiras e Salários) dos técnicos da universidades paranaenses. Movimento estadual que cansado pela intransigência do Governo Beto Richa, teve de apelar para esta medida extrema mas necessária.


São mais de 1.000 servidores técnicos que trabalham no HUOP e são responsáveis pelos excelentes serviços em saúde prestados a nossa população.

O Comando de greve, diferentemente do que esta acontecendo em Londrina, não suspendeu o Atendimento Ambulatorial e as cirurgias Eletivas. Porém, a paciência tem limites e esperamos sinceramente que o Governador do Estado, sente a mesa com as entidades representativas dos servidores em greve e atenda as suas reivindicações para que não tenhamos que sofrer, pela suspensão destes serviços imprecindíveis aos usuários do SUS de Cascavel e região.

A manifestação que fechou a Av. Tancredo Neves em frente ao HUOP, teve o objetivo de chamar a atenção da população para os motivos da greve e para os efeitos negativos que dela podem surgir diante do descaso e irresponsabilidade do governador Beto Richa.


Terça-feira(11/09) 

Pela manhã, a Comissão de Saúde Mental do CMS, discutiu o posicionamento sobre a pauta da próxima reunião do Conselho de Saúde que irá deliberar sobre o projeto do CETRAD em parceria com o governo do estado e o CISOP. Com ainda não recebemos o Plano de Trabalho do referido centro, permanece as dúvidas sobre quais serviços serão ofertados e como será a partilha das vagas destinadas a Cascavel.

A tarde, a Comissão de Acompanhamento de Convênios e Projetos do CMS, discutiu e deliberou sobre a proposta de Reestruturação do Centro de Fissura Labio Palatal do HUOP. O parecer é favorável de conformidade com o projeto apresentado, porém a comissão quer que o Hospital apresente a data prevista para o pleno funcionamento deste serviço tão importante para a nossa região.

Segunda-feira(10/09) 

Nas dependências de Regional de Saúde de Cascavel, reuniu-se a Comissão de Acompanhamento da Contratualização do HUOP, referente ao mês de julho/2012.

Neste mês houve uma redução no número de cirurgias eletivas, o que reduziu em R$ 10.000,00 o valor repassado ao hospital. Por outro lado, já constatamos uma melhora nos resultados ambulatoriais apresentados. Constatamos ainda, que falta consolidar o novo POA - Plano Operativo Anual, pois há restrições orçamentarias por parte do Governo Estadual, o que restringe assim a disposição do HUOP em ampliar a oferta de serviços. Mas está sendo conduzido negociações junto ao atual secretário de Saúde do Paraná para resolver este impasse e otimizarmos a estrutura instalada do HUOP o que certamente irá desafogar a fila de espera por atendimento de saúde em nossa região.

Quinta-feira (06/09)

Na manhã desta quinta-feira, recebemos a confirmação do Setor de Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel, de que já foram internados para tratamento hospitalar quatros  pacientes que estavam na fila de espera por leitos.  Permanece ainda aguardando vaga desde o dia 31/08/12, uma paciente com suspeita de AVC.

Agora a tarde, a coordenadora da UPA, I nos avisou que a última paciente que aguardava transferencia para tratamento em leito hospitalar foi para o HUOP.

Assim termina a nossa semana da pátria. O Controle Social do SUS em Cascavel usando de todos os instrumentos para garantir atendimento digno a todos nós.

Quarta-feira (05/09) 

Ministério Público através do Promotor Dr. Angelo M. Ferreira ingressou na noite desta quarta-feira, com uma Ação Cívil Pública, pedindo tutela antecipada para a internação imediata destes tres pacientes que aguardam a mais de tres dias na fila de espera das UPA´s em Cascavel.

Infelismente, recebemos a informação de qu emais dois pacientes estão na mesma condição. Com diagnóstico de AVC e a espera de leitos a mais de 72:00 na UPA I da Tancredo Neves. Neste caso, oficiamos ao Ministério Público para que tome também as medidas cabíveis. 


Terça-feira (04/09)

Conselho  Municipal de Saúde exige cumprimento da Resolução 03/12

Pela manhã ainda, o Ministério Público Estadual, através do Dr. Angelo M Ferreira encaminhou oficio a Regional de Saúde pedindo esclarecimentos e estabelecendo um prazo de 24:00 horas para que estes pacientes sejam internados para o tratamento adequado em leitos hospitalares.

Estivemos nas UPA´s para verificar a situação, conversamos com dois familiares das pessoas que aguardam na fila de espera por leitos e infelizmente ainda não foi feita a remoção dos pacientes. Vide matéria do Jornal  Tarobá 2ª Edição e Jornal Hoje de Cascavel.

Segunda-Feira (03/09) 

Conselho  Municipal de Saúde exige cumprimento da Resolução 03/12

As 11:30 horas o Conselho foi informado de que havia três pacientes nas UPA´s a espera de leitos para internação e tratamento hospitalar. Inicialmente tentamos resolver a situação, via telefone com a Central de Leitos sem sucesso.

Dois pacientes tem diagnóstico de AVC e um de Traumatismo Craniano grave.

No final da tarde oficiamos a Promotoria de Saúde para as providencias cabíveis, pelo descumprimento da Resolução 030/2012 do Conselho Municipal de Saúde de Cascavel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário